Uma demanda cheia de significado e importância.
Criar Naming e Branding foi a proposta inicial para a parceria de um novo serviço oferecido pelas médicas geriatras e intensivistas, Dra. Tatiana Clementino e Dra. Nayara Gonçalves, as quais a Ofício também foi responsável pela criação da identidade visual.
Conhecendo bem seus pacientes e a necessidade de uma atenção especializada e afetiva, nasceu o desejo de um serviço especializado ao atendimento a idosos e pacientes em cuidados paliativos. Definir o nome para um serviço tão sensível e significativo, foi desafiador e prazeroso.
Aprofundamos no tema, estudamos o negócio e percebemos que a maioria das empresas mundiais que prestam esses serviços, evidenciam pessoas e lugares. Assim, decidimos inovar e adentrar na filosofia do atendimento, voltado a atenção aos cuidados paliativos intensivos para pacientes com doenças avançadas, valorizando o apoio aos seus familiares.
A sugestão do nome vem do conceito de uma palavra que remete a uma travessia de fluxo leve, confortável e natural. Assim, chegamos ao nome de um rio que fizesse referência a essa condição e encontramos o RIO DOURO, situado entre Portugal e Espanha, de águas tranquilas e calmas. No significado literal da palavra, Douro também faz referência ao dourado, ao nobre, evidenciando o momento tão precioso e respeitoso na vida de todo ser humano.
Para a criação da Identidade Visual, definimos como elemento ícone a janela, que dá visibilidade para este lugar de acolhimento e conforto, ressaltando possibilidades de transformar o olhar, percebendo diferentes maneiras para visualizar a mesma condição da doença grave e até o fim. As cores escolhidas remetem ao conforto e à nobreza, sem distanciar, apenas acolhendo. A tipografia traz traços clássicos e modernos, com características elegantes e sóbrias.
Uma marca que nasceu nobre no conceito e no respeito à condição de todo ser humano. Desejamos que o cuidar de todas as fases, inclusive o fim da vida, seja cada vez mais coincidente e valorizado. Foi uma honra assinar este projeto. “O fim é um excelente motivo para buscar um novo olhar para a vida” – Ana Claudia Quintana Arantes